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sábado, 23 de outubro de 2010

“O iletrado do futuro não será quem não aprender a ler mas quem não aprender a aprender”

Car@s, boa noite.

         Ontem tive a oportunidade de participar de evento com Hélène Trocme-Fabre, que esta no Brasil para divulgar seu mais novo livro:  Reinventar o Ofício de Aprender

Sobre o livro Reinventar o Ofício de Aprender – o único ofício sustentável atualmente

Esta obra visa alcançar todos os atores do mundo educativo, professores, formadores em empresas, responsáveis institucionais, educadores, instrutores de formação, pais, estudantes, desejosos de agir coerentemente com nossa história cognitiva e nossa participação numa humanidade aprendente. São numerosos exemplos de aplicação de pesquisa, como sondagens, tabelas, matrizes, inventários, questionários, visando uma abrangente exploração pessoal e em grupo do Ofício de Aprender.

 As recentes pesquisas em neurobiologia e ciências cognitivas confirmam que somos capazes de aprender durante a vida inteira. Nossos fabulosos recursos cognitivos (nossa memória, nossas percepções sensoriais, nossas línguas, nossa capacidade de abstração, de decisão...) constituem um verdadeiro patrimônio da humanidade. Esta obra propõe fascinantes imagens fractais, de autoria de Thierry Huort, para ilustrar o extraordinário poder organizacional e a força criativa dos acontecimentos mentais de nossa vida cognitiva. O meio educativo tem o dever de proteger este patrimônio, de reconhecê-lo, de melhor conhecê-lo, e de fazê-lo conhecido.

Aquele que aprende vai ao encontro do desconhecido e deve, constantemente, se reorganizar em relação aos seus saberes anteriores, ao seu meio ambiente, aos outros e a si mesmo. Para reinventar o ofício de aprender, isto é, lhe conferir um novo valor, é preciso agir como numa construção: aplainar o terreno, demarcar as fundações, escolher os materiais adequados, adaptar o edifício ao seu entorno, e expô-lo ao horizonte.

      Evento: Carta Aberta à Universidade de Hoje: Urgência de INOVAR - Auditório FGV - Av. Nove de Julho, 2026  
                  Uma pausa para pensar em Inovação e Educação. Aula Magna proferida por Hélène Trocme-Fabre no  
                   lançamento do seu livro: "Reinventar o Ofício de Aprender"


      Impressionou-me muito a organização de conceitos chamada Árvore do Saber-Aprender, da autora. Ver diagrama abaixo:



Reproduzo algumas reflexões baseadas nos comentários sobre o diagrama, feitos durante a palestra:

·         No diagrama estão presentes várias lógicas, frutos das “camadas” que compõem o cérebro dos viventes humanos:
  • A do réptil – centrada no indivíduo, egótica, territorial. Corresponde a fase da primeira infância da pessoa / comunidade (Contexto, Reconhecer as Leis da Natureza)
  •  A do mamífero – centrada no instinto materno/paterno. Corresponde a fase familiar da pessoa  / comunidade (Organizar, Auto estruturar-se)
  • A humana – centrada no bando, grupo, tribo. Corresponde a fase adolescente da pessoa / comunidade (Escolher, Inovar, Interagir)
  •  A ecológica, espiritual, religiosa (no sentido religar-se, não institucional da palavra). Corresponde a fase adulta da pessoa /comunidade (Autonomia, Empatia, Comunicar)

·         O processo do Saber-Aprender organiza-se segundo a árvore do diagrama acima, partindo da base comum a todos os seres vivos, o Contexto (exemplificando, com os Pilares da Sustentabilidade: em termos ecológicos: o ambiente, em termos econômicos: o nicho / segmento de mercado, em termos sociais: a sociedade, do vivente), e se desenvolvendo, como qualquer árvore, seguindo os passos representados, na ordem numérica do diagrama.
·         Existem várias leitura possíveis do diagrama. Exemplo: para Interagir (entrar em Reciprocidade) é preciso ter o que trocar (em sentido amplo, não apenas material). Para tal o indivíduo / comunidade precisa Inovar. Se tal não tivesse ocorrido ao longo da história humana, pouco haveria para ser trocado:  os frutos da reprodução genética e cultural (repetição da tradição grupal) não disponibilizariam a complexidade e variedade atual do vivente humano.

      Sobre a importância do assunto, em uma sociedade em que a informação está cada vez mais a disposição de todos, a autora citou uma frase, cujo autor não me recordo:

           “O iletrado do futuro não será quem não aprender a ler mas quem não aprender a aprender

+ Informações:

Companhia de Aprendizagem: urdindo uma atitude transdisciplinar
Resumo: A importância de se vislumbrar caminhos possíveis para a formação transdisciplinar norteou a criação da Companhia de Aprendizagem CETRANS, que procura desenvolver um processo de formação em co-formação e uma nova relação com o ato de aprender. Nessa trajetória, a busca de uma práxis que implica uma atitude transdisciplinar tem sido um importante diferencial no desenvolvimento do processo e nos resultados obtidos. 


NASCEMOS PARA APRENDER: Breves considerações sobre ética, política e relações de poder no ato de aprender


Nascemos para Aprender
Hélène Trocmé-Fabre

Título original: Né pour Apprendre
2006 © Hélène Trocmé-Fabre
Publicado na França como uma série de 7 videogramas, uma co-produção da Université de La Rochelle e da Ecole Normal Supérieur Fontenay/St. Cloud,
com o patrocínio da Préfecture de la Région Poitou-Charentes
1993-4-5 © IUT – CRIA – La Rochelle, ENS Fontenay/Saint-Cloud

Primeira produção em pequena escala no Brasil em 2005, sob a forma de DVD:
Instituto de Estudos da Complexidade – IEC, com o patrocínio do Serviço de Cooperação e Ação Cultural do Consulado da França no Rio de Janeiro, Cooperação Linguística e Educativa

Direitos para a língua portuguesa no Brasil reservados a
TRIOM – Centro de Estudos Marina e Martin Harvey Editorial e Comercial Ltda.
Rua Araçari, 218
01453-020 – São Paulo – SP – Brasil
Tel/fax: 11 3168-8380
editora@triom.com.br / www.triom.com.br

Os tópicos abaixo podem ser lidos em:


INTRODUÇÃO À EDIÇÃO BRASILEIRA
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PALAVRAS DA TRADUTORA, WANDA MARIA MARANHÃO COSTA
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PREFÁCIO À EDIÇÃO BRASILEIRA
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PROPOSTA DE TRABALHO
  • O que é Nascemos para Aprender?
  • A que público se destina?
  • Especificidade de Nascemos para Aprender
  • Como utilizar Nascemos para Aprender?
  • Qual a progressão proposta?
  • Conselhos para a utilização deste instrumento de trabalho




Um comentário:

  1. Muito interessante a reflexão sobre as camadas que compõem o nosso cérebro! Vamos alargar passeio entre as camadas, evolução para revolucão é preciso.

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